quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Pão caseiro
Que tal experimentar?
Ingredientes:
.700gr de farinha de trigo tipo 55 (sem fermento)
.2 colheres de chá de sal
. 1 noz de banha ( ou 1 colher de sopa de azeite)
.15 gr de fermento padeiro ou 1 colher de sopa de fermento Fermipan (granulado)
.4 dl de água morna
.1 colher chá de açucar( ou mel)
Neste pão apeteceu-me acrescentar 1 colher de sopa de amêndoa ralada, 1 colher de sopa de farinha de milho, sementes de girassol, de linhaça e metade de uma batata ralada( segredo da minha tia do Algarve).
Também, em vez de usar 700gr só de farinha branca podemos deixar 500gr da branca e colocar 200gr de farinha de centeio por exemplo.
Preparação
Quem tem máquina de fazer pão, pode fazer lá tudo.
Ou então faz como eu fiz, pus a máquina a amassar e levedar no programa: massa. Só coloquei as sementes quando a máquina pediu
Findo o tempo tirei-a de lá e polvilhei a bancada com farinha e "sovei" a massa com os nós dos dedos. Depois amassei-a mais um tempo ( uns 5 minutos), vai-se acrescentando farinha para se soltar das mãos. Quando ficar uma bola maleável , nem dura nem pegajosa. Faz-se uma bola sem apertar e coloca-se num tabuleiro polvilhado com farinha. Polvilha-se a massa com farinha. Cobre-se com um pano e põe-se uma panela com água quente por baixo, para ajudar a levedar . Entretanto liga-se o forno a 230º. Quando a massa cresceu para o dobro do tamanho, vai ao forno 30 a 40 minutos. Sabe-se que o pão está cozido quando o tiramos e batemos por baixo( como se batesse-mos à porta) e ouvirmos um som oco.
Hás vezes o pão fica alto, outras mais baixo... depende da quantidade de farinha e de como amassamos. Não importa, o que realmente conta é que é seja feito por nós e que seja saboroso!
Quem não tem a máquina do pão.
Numa tigela peneira a farinha com o sal e o açucar, coloca a gordura e mistura. Abre uma cova no meio e deita a água morna já com o fermento lá dissolvido, vai amassando até obter uma massa elástica que se despega bem das mãos. Vai- se acrescentando a farinha até conseguir o ponto.. Numa superfície polvilhada trabalha-se a massa durante 10 minutos até ficar suave e elástica. Molda-se a massa numa bola , coloca-se numa tigela untada e cobre-se com película aderente também untada. Deixa-se levedar até duplicar de tamanho. Agora é só seguir os passos acima explicados( ela tem que ser " sovada" e amassada novamente)
Nota: esta receita foi baseada no livro " O grande livro da cozinha internacional" e, adaptada por mim com base nas minhas experiências.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário