Acabadinha de chegar do Alentejo, esta linda abóbora, além de decorativa prometia excelentes prazeres da cozinha. Assim, comecei com o meu bolo, sim, criadinho por mim. A minha mãe diz que sabe a filhoses mas na versão bolo , sem a fritura e com muito menos gordura. O sucesso deste bolo depende da qualidade dos produtos quanto mais saborosa a abóbora e a laranja, mais intenso o seu sabor.
Ingredientes:
.350 ou 400gr de puré de abóbora
.6 ovos
.2 chávenas de açúcar
.3 chávenas de farinha
.1 colher de chá de fermento
. sumo e raspa de uma laranja
.1 pitada de canela
.1 pitada de sal
.1 chávena de café de óleo
Preparação:
Cortar e limpar a abóbora, vai a cozer com um pouco de água e sal. Depois escorre-se a água num escorredor e deixa-se ficar assim o tempo suficiente para ficar com menos água. Pesam-se 350 ou 400gr e reserva-se.
Separam- se as gemas das claras . Batem-se as gemas com o açucar, vai ser necessário juntar o sumo e a raspa da laranja. Mexe-se muito bem atá ficar assim:
Agora é a altura de juntar o puré de abóbora esmagado com as mãos.
Depois a farinha, o óleo e a pitada de canela.
Finalmente envolvem-se as claras em castelo.
Despeja-se num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha.
Vai ao forno a 180ª ou 200º, conforme o forno, durante mais ou menos 30 minutos, até estar cozido
Agora é só cortá-lo aos quadrados ou losângulos, conforme o gosto e, polvilhá-lo com uma mistura de açúcar com canela. Distribuir num prato e servir com um cafézinho... cá em casa quando o queremos comer à noite acompanhamos com uma bebida de cevada bem quentinha!
Eu chamo-lhe o bolo das avós.
Bom apetite e surpreendam!
Sem comentários:
Enviar um comentário